segunda-feira, 18 de junho de 2012


TIPOS DE ORAÇÃO

Oração, mais que tudo, é a comunhão íntima entre duas pessoas que se amam, Deus e você.

*Efésios 6:18 – “Com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e para isto vigiando com toda a perseverança e súplica por todos os santos”

“Com orações e súplicas de toda sorte, orai em todo o tempo, no Espírito, e para isso vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos” Jerusalém

“Orai sempre com toda a espécie de orações espirituais e não esquecendo em vossas orações todos os irmãos e irmãs” J.B. Philips

“Use cada tipo de oração e súplica” Goodspeed

“Pela instrumentalidade de cada oração e súplica” Wuest

“Orai em todo o tempo (em cada ocasião, em cada época no Espírito, com toda a maneira de) oração e súplica” Amplificada

I – TIPOS E NÍVEIS DE ORAÇÃO 

A- Deus como centro das nossas orações

     *Salmo 100

  1. Ações de graça
É a expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que Ele nos tem feito. É a oração que expressa gratidão a Deus pelas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós.

*Salmo 103:1,2
A gratidão é uma das virtudes que embelezam o caráter e expressam um coração caloroso, cheio de amor e das palavras do seu Deus.

*Colossences 3:15,16
Jesus tinha um coração agradecido. João 11:41 / Marcos 8:6

Havia algo peculiar na oração de Jesus, tanto que os discípulos pediram que Ele os ensinasse a orar (Lucas 11:1), havia um fervor nas suas ações de graça, algo diferente das orações formais dos judeus antes do partir do pão. Tanto que os discípulos durante o caminho de Emaús não o reconheceram, mas quando entraram em casa e Jesus deu graças, seus olhos foram abertos (Lucas 24:30,31).

Exemplos:

  1. Um tipo de oferta oferecida no templo.
*Levítico 7:12
*II Crônicas 29:31
*Efésios 1:3

  1. Uma das funções dos cantores no templo.
*I Crônicas 25:3

  1. Sacrifício espiritual a Deus.
*Salmos 50:14,23 ; 116:17 ; 141:2

  1. Deve acompanhar todas as orações.
*Filipenses 4:6
*Colossences 4:2
É a expressão da minha fé. É o oposto da murmuração.

  1. É a vontade de Deus
*I Tess 5:18

  1. Devem ser abundantes
*II Cor 4:15
*Ef 5:4

  1. Devemos crescer em ações de graça
*Col 2:6,7

  1. Caminho para o louvor
Quando aparece ação de graça na Bíblia o louvor acompanha. Primeiro ação de graça depois louvor.
*Salmos 147:7 ; 92:1 ; 95:2


  1. Louvor
*Salmo 34:1
É uma passo além das ações de graça. O louvor se concentra nas obras de Deus. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressa-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu Nome.

É importante louvar a Deus com a nossa boca porque as palavras são vivas, são sementes, dentro delas há um poder de vida que desabrocha quando plantadas com intensidade de coração. Nossas palavras estão em memória, tanto de Deus, como do inimigo. Nós daremos contas das nossas palavras (Mt 12:34-37).

*Salmos 145:1-7
Não é a necessidade que nos move a buscar Sua face, mas o reconhecimento do que Ele faz.

a. Louvor é o sacrifício espiritual ordenado aos cristãos
*Hebreus 13:15
*Habacuque 3:19

b. A igreja primitiva estava sempre louvando
*Lucas 24:53

c. Deus está entronizado em meio aos louvores
*Salmo 22:3
entronizar = reconhecer a supremacia, a soberania, a grandeza e a exaltação.

d. É arma contra nos inimigos
*II Crônicas 20:19-22

e. É a porta para a adoração
*II Cr 5:13,14

  1. Adoração

O homem é adorador por natureza. O grito do coração é adorar, mas a habilidade de fazê-lo foi perdida na queda de Adão. Nós só podemos adorar a Deus, pois temos uma nova natureza, somente na Nova Aliança foi resgatada à adoração. Adoração acontece no espírito.

Adorar é amar a Deus; é a resposta do meu amor ao amor de Deus. Adorar é exaltar a Deus pelo que Ele é independente das circunstâncias e do que Ele faz ou deixa de fazer e concentra-se no caráter de Deus, nos Seus atributos, na Sua Pessoa. É a entrada no Santo dos Santos, para responder ao amor de Deus.

Adoração acontece diante do Trono, somos elevados aos céus, nos unimos aos anjos e a toda a grande assembléia:

Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a   miríades de anjos; à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. (Heb 12:22-24).

É a forma mais elevada de oração. É o ponto mais alto; é o contato do nosso espírito com Deus, por intermédio do Seu Espírito que em nós habita. Quando isso acontece, nos tornamos mais conscientes da presença de Deus.

Nosso espírito recriado é o santuário de Deus na terra e ele se tornou o lugar da nossa adoração.

B – Eu como centro da minha oração 

  1. Petição ou Súplica ou Oração da fé.

É um pedido formal a uma autoridade, baseado na lei ou na promessa. Fazemos esta oração quando estamos diante de uma necessidade para a qual temos uma promessa do Pai. Visa alterar uma circunstância em nossa vida, contrária ao plano revelado de Deus. É uma oração de fé, você tem certeza que encontrará uma resposta positiva de Deus, pois a oração é baseada na promessa d’Ele. Por isso nesse tipo de oração não oramos “Se for da Tua vontade...”, nós já sabemos que é a vontade d’Ele.

*Mateus 7:7,8
*Marcos 11:22-24
*Filipenses 4:6

Deus é a fonte de todas a benção e solução para todos os problemas. Ele tem recursos inesgotáveis (Fp 4:19).

  1. Seja específico na sua oração. Petições específicas recebem respostas específicas. Se necessário faça uma lista ou escreva.(Lucas 11:5; 18:38-43; Tg 1:5; II Reis 2:9)
  2. Busque na Palavra base para a sua petição. A fé começa onde a vontade de Deus é conhecida. A vontade de Deus é revelada na Palavra. A sua vida de oração só vai até onde a sua vida na Palavra vai. Deus é poderoso para cumprir o que prometeu. (Rm 4:21; Jr 1:12) Gaste tempo lendo e relendo as bases bíblicas, gerando ou fortalecendo a sua fé. (I Jo 5:14,15; Rm 10:11; Lc 11:9:13)
  3. Faça o seu pedido a Deus de modo simples e claro, invocando o que Ele prometeu na Sua Palavra. ( Jo 14:13,14; 16:24; Tg 4:2 )
  4. Creia que recebeu. Você não precisa orar novamente. Quando pedimos a mesma coisa muitas vezes é porque não entendemos o que estamos fazendo ou não cremos na nossa oração. A fé sempre terá o seu galardão. A fé tem seu fundamento na fidelidade de Deus e da Sua Palavra (Nm 23:19) A fé é a precursora de toda oração respondida. A fé se apropria da promessa antes que ela se materialize. (Hb 11:6) O limite do que se consegue pela oração está na própria fé de cada pessoa. “O céu é o limite pra o que eu posso ter” (Mc 9:23) Haja de acordo com a medida de fé que você tem. Fé não é uma tentativa, é uma ação.
  5. Fale e aja de acordo com a sua fé. Fé e incredulidade sempre são manifestas pela nossa confissão. A fé é expressa pela confissão dos lábios. (Rm 10:9,10)
  6. Rejeite a dúvida. Alimente a sua fé.
  7. Louve sempre!!!!

  1. Consagração ou Dedicação
È usada quando surgem ocasiões em nossa vida quando teremos que tomar decisões, seguir por um determinado caminho e a vontade de Deus naquela área não está claramente revelada em Sua Palavra (qual será a sua profissão? Pra qual país vc vai? Etc).

É mais uma atitude de submissão, dedicação, entrega e obediência a do Deus, do que petição. Deve haver em você uma disposição de fazer ou aceitar qualquer que seja a vontade de Deus naquela situação, estar disposto a abrir mão da sua própria vontade, caso haja conflito. Uma vez conhecida à vontade de Deus, não há o que pedir, é só segui-la em obediência. É nesse tipo de oração que falamos “se for da tua vontade”.

É harmonizar a sua vontade com a vontade de Deus. A vontade de Deus é sempre a melhor, mesmo que não pareça ser no momento. Temos que nos lembrar sempre: Deus não vê como nós vemos, Deus vê passado, presente e futuro como se fosse o dia de hoje.

*Mateus 26:39-44 / Marcos 14:35-40 / Lucas 22:40-44 / João 18:11

Exige um tempo maior de busca, repetidas vezes, até a convicção do plano Divino naquela situação. Jesus voltou três vezes à mesma questão, provavelmente cerca de uma hora cada vez. Temos que agir com a certeza de que estamos fazendo a vontade de Deus.

A oração de consagração não é uma oração condicional. Orações condicionais não produzem resultados, não revelam a vontade perfeita do Pai, pode até mesmo haver uma coincidência; é oração de preguiçoso.

Se você pratica o primeiro nível de oração, que é o mais alto, será mais fácil para você praticar a oração de consagração.

É um modo de viver e um constante desafio de obediência. (Salmos 32:8) O lugar mais seguro do mundo é no centro da vontade de Deus.

*João 4:34 – “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra.”

Evandro Gomes