quinta-feira, 28 de junho de 2012



Quanto tempo? Onde? Como? 

Acabo de me perguntar se estou adorando a Deus da forma correta? Pois tenho ouvido muito sobre “Adoração, vamos adorar”, mas quando comecei a refletir sobre esse tema o meu coração pediu mais conhecimento sobre o assunto e confesso que não sabia as formas e como adorar a Deus como ele espera. Então peguei minha bíblia e comecei a estudar e resolvi compartilhar.

A palavra ADORAÇÃO tem o significado de: 1. Render culto a divindade. 2. Amar extremosamente (ao extremo). 3. Gostar muitíssimo (Definição extraída do dicionário Aurelio). Na  adoração é representada na Biblia por duas palavras no AT a palavra hebraico “shaha” que significa “curvar-se diante” e “prostar-se”, e no NT a palavra em grego “proskyneo” que significa “prostar-se” e “prestar homenagem” (definições extraídas do dicionário bíblico Wycliffe).

Sem duvidas a adoração é uma atitude que somente podemos ter com Deus (Mt 4:10) e com mais ninguém, e meditando nisso considero muito importante conhecer, pois precisamos estar atentos a não adorar outras coisas.

Adoração um gesto de amor, gratidão, respeito e também estabelecer um relacionamento mais intimo entre Pai e filho, mas a verdadeira e pura adoração é demonstrada por uma vida dedicada em todos os aspectos a Deus sem esperar nada em troca.

Todos os anjos, seres celestiais, anciãos e seres viventes eles também se prostram diante do trono sobre seus rostos e adoraram a Deus (Ap. 7:11). Assim como eles  também devemos adorar a Deus, por que Ele esta a espera de nossas adorações, pois ele esta aguardando os verdadeiros adoradores que os adorem em espírito e em verdade (Jo 4:23-24). 

Adorar em espírito se refere ao nosso interior, pois é lá a sua morada, nossa adoração tem que ser profunda de dentro para fora. Para conseguirmos realizar a adoração da forma que Deus espera que adoremos é buscar a Deus de todo o seu coração, pois existe em cada pessoa um sopro de fôlego de vida em nós que vem de Deus (Gn 2:7) e a primeiro e principal mandamento é:

“ Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a sua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.” Marcos 12:30

É impossível adorar a Deus se não o amar e para amar a Deus Jesus deixa bem claro como deve ser quanto foi questionado sobre o principal mandamento.

Para cumprir esse mandamento é necessário estar a todo o momento e em todos os lugares, pois Deus é espírito e não pode prender o espírito somente em lugares físicos, pois não basta para Deus adorar somente em lugares determinados (Jo 4:20-24), sendo assim nossa adoração  não pode se presa dentro da igreja em um lindo culto, Deus espera mais.

O Pai está esperando que nós o adoremos nas nossas casas, trabalho, na rua e onde nos estivermos, pois ele não escolheu nenhum momento para nos amar, ele nos amou primeiro e nem se importou onde estamos e o que temos. Ele nos amou incondicionalmente e pronto.

Também podemos utilizar algumas ferramentas para adorar em espírito como a oração que é muito importante, pois entramos em comunicação com Deus e assim estabelecer um relacionamento mais forte para vencer as lutas e batalhas, mas o mais lindo é que quando oramos isso nos conduz a uma vida de intimidade com Deus e o amor. O amor ele é o que faz tudo valer a pena por que sem ele não temos importância em realizar as coisas para Deus, então ele é mais, muito mais que importante para adorar, pois o amor é único e principal dom que temos que ter antes de todos os outros (l Co 13:1-3). Quando falamos em amor estamos dizendo daquele amor que Jesus nos falou no novo mandamento “Amai-vos uns aos outro. Como eu vos amei”, somente assim para saber que somos discípulos de Jesus (Jo 13:34-35).

Deus conhece o caráter e natureza de cada um, por isso ele que a nossa adoração em verdade e adoramos em verdade por que estamos sim adorando o que é verdade. E o caminho, verdade e a vida tem um nome, e esse nome é Jesus (Jo 14:6).

Quando estamos no caminho, na verdade e temos uma vida somos transformados e quando aceitamos essa convivência com Deus  passamos a viver em sinceridade, reconhecendo erros e pedindo auxilio para o Espírito Santo para mudarmos o que não vem dEle.

Quanto tempo? Onde? Como estamos adorando a Deus?

No entanto adorar não é somente nos louvores em voz alta e sim quando cantamos louvores que engrandecem o nome de Deus, e sim quando cantamos a canção com nossos corações primeiro para também esteja em sintonia com Deus, sendo assim confirmando as palavras que saem de nossas bocas com sentimento sincero.

Não tenho duvidas que para adorar a Deus seja necessário ter uma vida de busca, de reconhecimento e gratidão. Isso é relacionamento tem que ser sincero e verdadeiro para gerar a intimidade. 

Espero que a vida de vocês sejam tremendamente edificadas por essa mensagem, assim como a minha precisou e precisa em todo o momento de transformação, crescimento, reflexão, correção, arrependimento e fortalecida.

Deus abençoe vocês muito mais!!

Thiago Pessana