segunda-feira, 4 de junho de 2012


NÃO QUEIRA APENAS TER UM CHAMADO, DECIDA SER UM ESCOLHIDO!

Muito se ouve a cerca deste versículo:“(...) muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” (Mateus 20:16), algumas pessoas por exemplo, fundamentando-se na “graça”, dizem que, uma vez que a salvação vem por meio da graça, ou seja, dom imerecido, não somos nós que determinamos quem serão os escolhidos, mas sim Deus em sua infinita sabedoria e soberania. Entretanto tal afirmação afronta outros dois versículos que dizem “o reino de Deus é conquistado por meio de força”, “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13), ou seja, o texto está dizendo que se não perseverarmos, ou se não formos fortes, não alcançaremos o resultado da salvação, a saber a posição de escolhidos!

Vamos analisar primeiramente o chamado de Deus. Assim como um edital para um concurso público, que deve ser público, ou seja, estar disponível a todos, o chamado de Deus também está, conforme versículo que diz “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16) bem como “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14). Observe que ambos os textos referenciam a todas as pessoas ou todo o mundo.

Após ter conhecimento de um edital, os interessados devem se inscrever para participar do processo seletivo. O mesmo ocorre com o cristão, que ao ouvir a palavra do Senhor, decide entregar sua vida a Ele, professando publicamente a sua fé através da oração. Entretanto, inscrever-se na prova não garante ao candidato um resultado favorável ao processo, assim também não existe garantia de salvação para aquele que reconhece Jesus como único e suficiente salvador, porém não manifesta tal fé diária por meio de atitudes coerentes com os ensinamentos do Pai. Em ambos os casos é preciso esforço, perseverança em permanecer na vontade de Deus, conhecendo-o e prosseguindo em conhecê-lo.

Se tratando do aluno inscrito no processo seletivo, esse precisa se dedicar aos estudos, abrir mão muitas vezes de coisas que lhe trazem prazer, ou seja, sacrificando em alguns momentos para que possa atingir seu objetivo maior – ser aprovado. Ele precisa ser perseverante, ter força para resistir às tentações de dormir muitas horas, de sair com os amigos, entre outras coisas que lhe agradam mais que ficar estudando. Não é diferente para aquele que aceita a Jesus e inicia sua caminhada para salvação, o velho homem precisa morrer para que Cristo viva nele, sendo assim necessário esforço para conhecer a vontade plena de Deus e matar a carne diariamente.

Parece conflituoso ao refletir tal esforço e perseverança com relação à graça, mas não é. O aluno não será aprovado só porque estudou, mas porque na hora da avaliação apresentou os frutos de seus estudos, e tais frutos eram bons, pois mesmo que se dedicasse 20 horas por dia de estudos, se não absorvesseos conteúdos, não conseguiria ser aprovado. Nossas obras serão provadas como ouro no fogo, diz a palavra de Deus, ou seja, ainda que nossas obras não sejam passaporte para nossa salvação, elas atuam como requisitos para que nós possamos, através da transformação/restauração ocorrida em nós, por meio do Espírito Santo, manifestar tais frutos de obediência, submissão, adoração, amor, entre outros alcançados por uma vida diária de comunhão e intimidade com o Pai.

O preço da inscrição do candidato pago pelo Pai, ou seja, o preço pago pelo nosso pecado através da graça, que nos impedia de ser salvos, foi muito alto, preço de cruz! Agora existe liberdade para escolher servir a Deus, abriu-se a porta para o caminho (Jesus) até a salvação... Cabe a nós agora, decidir seguir por esse caminho, sem nos desviar, sem pegar atalhos, para que possamos no tempo de Deus, sermos resgatados em nosso destino esperado, a salvação. Muitas são as pessoas que mesmo fazendo a inscrição, não se preparam ou até mesmo faltam no dia da prova, sendo consequentemente reprovados. Muitos são também aqueles que aceitam a Jesus, mas por motivos diversos, ou convicções pautadas em filosofias de homens, se contentam em apenas estar no caminho, mas não em caminhar no caminho.

Não foi em vão que Jesus disse ser o caminho... É preciso passar através dEle, seguir perseverando nEle, para que passemos da posição de “chamados” a “escolhidos”, a saber, salvos! Decida hoje ser um escolhido de Deus, saia de sua posição de conforto, aceitável aos olhos dos homens e tome uma decisão de fé, não mais apenas estando no caminho, mas se esforçando e perseverando em seguir em direção a Deus pelo único caminho, Jesus! Amém.
Autor: Pr. Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário