quinta-feira, 7 de junho de 2012


NO FUNDO DO POÇO (Gn 37:1-36)

Os acontecimentos deste capítulo ocorreram alguns anos antes da morte de Isaque, enquanto Jacó e sua família viviam perto Hebrom (Gn 35:27; cf. 37:14).

José era jovem tinha dezessete anos e apascentava os rebanhos com seus irmãos. Era o filho caçula, e ficava explicito para os outros irmãos que seu pai o amava mais que os outros, pois era o filho da sua velhice.

Como relatado no versículo ”...e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas”. Podemos ter muitas interpretações para essas palavras: uma túnica de muitas cores, uma túnica de mangas compridas; ou uma túnica ornamentada. Em qualquer tradução apropriada, o que se percebe com a existência da capa, é que José já possuía uma posição privilegiada aos olhos de seu pai, o que suscitou a ira, o ódio e a inveja de seus irmãos. Levantou-se aqui uma barreira intransponível, já não havia mais companheirismo, amizade, confiança, mas, inveja e ciúme; não havia mais dialogo. O que ficaria pior ainda com a revelação do sonho de José.
Se você se sente ou se encontra no momento como José, não se abata o Senhor te colocará num lugar alto, no lugar de honra, os humilhados serão exaltados por nosso Senhor Jesus Cristo. (Tg 4:10). Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.

Podemos perceber pela resposta dos irmãos de José, que o significado do sonho ficou claro. No entanto cada vez mais aumentava á ira de seus irmãos. José não precisava revelar o sonho, mas o fez talvez para se auto afirmar perante eles.

O diabo quer matar nossos sonhos e envia pessoas para fazê-lo. Portanto temos que ter muito cuidado para compartilhar nossos sonhos, conte para pessoas que desejam sua vitória, que sonham os seus sonhos. Pessoas que estão no mesmo espírito, no mesmo propósito. Para que as pessoas não venham nos dizer de uma forma sarcástica que somos sonhadores, como relatado no (v19), muitas vezes sem nos dar crédito.

Em Lucas 13:11, “e veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se”. O Senhor a chamou e a curou.

 O diabo subjuga as pessoas fazendo olharem para o chão, mas o Senhor te toma pela mão e te endireitará para que você olhe para o alto. Ele pode te tirar de qualquer cisterna que esteja te prendendo.

Se você está numa cisterna o Senhor estenderá a sua não forte para te resgatar. O que o Senhor colocou na nossa mão para fazermos Ele nos ajudará e cumprirá. No momento que José estava no fundo da cisterna ele não ficou cabisbaixo ele olhava para o alto de onde viria o socorro. (Sl 121:1-8) Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. 

O socorro verdadeiro vem do Senhor, que é o guarda de Israel. Olhai para os montes (alto) como um possível refúgio, aqui o salmista afirma que sua confiança está no Criador. O Senhor está sempre atento para proteger o seu povo, pois Ele não dormita (sono leve e curto), nem dorme (sono pesado e demorado). O Senhor é a sombra (proteção) contra todos os adversários, de dia e de noite. A tua saída e a tua entrada (figura de linguagem usada para indicar tudo o que fizeres), Deus zela pelo cristão a toda hora, em todas as circunstâncias, para sempre.

Por mais difícil que esteja na cisterna não podemos perder a nossa fé. Não há beco sem saída para Jesus. Quando Moises se deparou com o mar a sua frente. (Ex 14:15) Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

Nos não dependemos de circunstâncias. Na seqüência da história José saiu da cisterna, foi para o cárcere por um crime que não cometeu, foi injustiçado, humilhado, perdeu a dignidade, a credibilidade. Mas, contudo, não desanimou, permaneceu firme e foi lhe dado a oportunidade (de Deus) de interpretar os sonhos de Faraó. Até o Senhor o colocar em lugar de honra, de destaque. Restituiu-lhe a honra, a dignidade, a credibilidade, a riqueza material, o poder.  Foi o segundo homem no reinado de Faraó. Foi governador do Egito. O maior poder dado a um homem depois de Faraó era de José. Os seus sonhos foram realizados, o amor da família foi restaurado, a inveja e o ciúme foram vencidos pelo poder de Deus, e ele foi exaltado como Deus havia prometido.

Glória a Deus!!!!!

Pr André