sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Emoção x Unção.




Emoção é algo muito semelhante a unção na sua forma de expressão, porem totalmente contrário na sua essência. Segundo dicionário bíblico/ português é:

Bíblico: Unção“sentimento de piedade; doçura comovente na expressão; tonalidade suave e comovente no falar, que suscita sentimentos compassivos ou piedosos;”
Português: Emoção“Do latim emotĭo, a emoção é uma alteração intensa e passageira do ânimo, podendo ser agradável ou penosa, que surge na sequência de uma certa comoção somática.”

A unção vem de Deus, é expressão de sua vontade para nossas vidas, pois traz nos o quebrantamento, o qual por intermédio do Espírito Santo de Deus, que nos convence do pecado da justiça e do juízo, gera mudança esperada por Deus para nossas vidas, enquanto que a emoção não vem de Deus, é somente permitida por Ele e assim por não ser obra do Espírito Santo, não gera em nós uma mudança genuína, mas apenas aparente.

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” –
João 16:8

Se observares Judas, após trair Jesus, ele voltou ao cinéreo tentando devolver as moedas cobradas em troca da informação do paradeiro de Jesus, um sinal provável de seu arrependimento. Judas na ânsia de corrigir seu erro, sua traição, tentou devolver as moedas, como se isso fosse lhe resolver o problema, indo no entanto na contra mão do arrependimento.

“Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata. E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua". Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se.” - Mateus 27:3-5

Nossas ansiedades as vezes nos levam a fazer coisas, enquanto nossas emoções nos levam assim a acreditar que trata-se da vontade de Deus, enquanto estamos a viver a mera permissão de Deus. Unção está para emoção assim como arrependimento está para remorso e o que Judas sentiu na verdade não foi arrependimento, mas sim remorso.

Para sentirmos emoção, não precisamos do Espírito Santo, mas sim apenas de uma boa habilidade eloquente de com palavras atingir os sentimentos das pessoas, a chamada comoção somática. Muitos ministros/ pregadores tem observado isso, aprimorando suas habilidades pessoais, enquanto deveriam na verdade aprofundar seu relacionamento e intimidade com o Espírito Santo, entretanto isso requer renuncia e nem todos estão dispostos a isso.

Por esse motivo, muitas são as igrejas cheias de pessoas vazias do Espírito Santo. Nesse sentido segue abaixo algumas características que diferenciam ambas condições:

UNÇÃO
EMOÇÃO
1
Governo do Espírito
Governo da Alma
2
Vontade de Deus
Permissão de Deus
3
Arrependimento
Remorso
4
Quente
Morno
5
Glória de Deus
Orgulho de homens

Autor: Pastor Neto
Comunidade Evangélica Restaurar

Nenhum comentário:

Postar um comentário