quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Batismo nas águas


 
"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. "O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. "Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar”. Lucas 15:17-24

1º PASSO – VOLTAR PARA O PAI

O filho percebeu que os empregados de seu pai eram mais abençoados que ele e decidiu voltar, ainda que fosse para ser como um deles, pois não se sentia digno de ser mais chamado de filho.

Sua decisão por voltar a casa do Pai prefigura o inicio de nossa conversão!

·      HUMILDADE PRECEDE A HONRA

“O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.” 
 Provérbio 15:33

Ele não se achava digno de ser chamado mais de filho, mesmo recebendo abraço apertado do pai, que ao lhe ver correu em sua direção, ele confessou ao pai reconhecendo não se achar mais digno de seu amor.

"Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’” – Lucas 15:20-21

Sua humildade prefigura seu arrependimento das velhas obras e sua confissão a qual tem por resultado o perdão!

·      A HORA DO NOVILHO

O amor do pai era tamanho, que pediu a seus empregados que trouxessem roupa nova, um anel, novas sandálias e lhe matassem um novilho para preparar um banquete, pois seu filho estava morto mas voltou a vida.

"Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida;” - Lucas 15:22-24

O novilho representa Cristo, sendo morto para selar nosso retorno junto ao Pai!

·      CONDIÇÕES DO FILHO

O filho pródigo acabará de chegar de uma longa viagem pelo deserto, naquele tempo não haviam aviões, carros com ar condicionado ou ônibus, existiam camelos, porem era para quem tinha dinheiro e o filho já não mais tinha. Ele viajará quilômetros pelo deserto depois de estar entre os porcos, em que condição você acha que ele chegou ao pai? Limpo? Cheiroso? Pronto para vestir roupas novas? Pronto para se assentar a mesa com o pai?

O mero abando das velhas obras não tornará o filho pródigo imediatamente limpo, ele precisava de um banho!

·      EXPECTATIVA DO PAI

Qual você acha que era a expectativa do pai? Você se sentiria bem se assentando na mesa para um grande banquete nessas condições? Ou você decidiria por antes tomar um bom banho?

A expectativa do pai prefigura a sua vontade a qual muitas vezes nos é revelada por meio das suas ações!

·      EXEMPLO DE CRISTO

Cristo mesmo sendo Deus em sua expressão de carne/ homem, decidiu obedecer a Deus.

“Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? " Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou.” - Mateus 3:13-15

Quem somos nós para querer se assentar a mesa do pai, tomar posse das bênçãos as quais Ele quer nos entregar, sem antes nos prepararmos adequadamente, a exemplo de Cristo.

O batismo nas águas foi para Cristo, o marco do inicio de seu ministério.

2º PASSO – TOMAR UM BANHO

O banho era a melhor maneira de demonstrar para o pai que o filho pródigo queria também o honrar, demonstrando se importar com tudo aquilo que o seu pai estava lhe preparando, representaria deixar pra traz o velho homem, e nascer de novo!

Decida hoje honrar ao Senhor, sentar-se adequadamente a mesa, tomar posse de tudo aquilo que Ele tem preparado para você. Decida hoje viver... Ele vai te honrar!

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”Marcos 16:16

Autor: Pastor Neto
Comunidade Evangélica Restaurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário